Doação de
sangue

Doação de
medula óssea

Conheça o
Hemobanco
Fale
conosco
Página
inicial

Aféreses

Aférese significa coletar seletivamente o componente sangüíneo que se deseja. Por exemplo, se um paciente necessita receber plaquetas é possível coletar-se apenas elas enquanto os glóbulos vermelhos e plasma retornam ao doador. Isto é possível graças a modernos equipamentos chamados processadoras de sangue ou simplesmente máquinas de aférese.

Vantagens: este tipo de coleta é particularmente importante para pacientes os quais recebem freqüentes transfusões de plaquetas como aqueles submetidos a transplantes de medula óssea ou a quimioterapias agressivas como nas leucemias e linfomas principalmente. Com poucos doadores de plaquetas por aférese consegue-se atender a demanda já que se pode doar plaquetas a cada 48 horas sem prejuízos ao doador e, a cada coleta obtêm-se uma quantidade de plaquetas equivalente a 6 doações regulares de sangue total ou até mais.

Segurança: o Hemobanco utiliza as máquinas de aférese Gambro Spectra e Gambro Trima as quais são dotadas de sistemas de alarmes que previnem que o doador tenha efeitos indesejáveis. Por outro lado, o sangue circula por um sistema de bolsas e tubos chamados kit que são descartáveis não havendo risco de transmissão de doenças. Por fim, todos os profissionais deste setor passam por intensos treinamentos na manipulação destes equipamentos.

Como doar: primeiro o doador deve passar por uma triagem exatamente igual ao de um doador de sangue. Deve possuir bom acesso venoso, pois caso contrário não será possível coletar o sangue. Depois é colhida uma amostra de sangue para a realização dos testes sorológicos e para contagem de plaquetas. Caso esteja tudo dentro dos parâmetros exigidos poderá agendar um horário.O doador deve estar alimentado mas não pode comer alimentos gordurosos nas 12 horas que antecedem a doação. A coleta de plaquetas demora em torno de 90 minutos.

[Voltar]